12 outubro, 2016

A HISTÓRIA DO ESMALTE

De Onde Vieram Os Esmaltes De Unha ?


Oi Oi. Tudo bem ?

Bom bora começar a semana já com uma resposta. Essa semana estava eu #esmatando as unhas em casa, quando de repente me veio uma pergunta na cabeça, "Como e onde nasceu os esmalte? ". Então fui pesquisar, e me surpreendi com a resposta, e vim logo compartilhar com vocês .

História  




Desde 3500 a.C (Antes de Cristo), as egípcias já tingiam as unhas inicialmente de henna castanho-avermelhada , não somente as unhas, mais os dedos também . 
os egípcios usavam henna para tingir as unhas dentro de uma escala de poderes. Os homens da realeza usavam tons de preto. Quanto mais pobre se era na escala de poderes, mais claras eram as cores das unhas.


Cleópatra usava o tom escuro de vermelho e Nefertiti usavam tons de vermelho mais claro que lembrasse a pedra de rubi , pela história .  Sendo que Nefertiti, esposa do rei Akhenaton também coloria as unhas dos pés de vermelho.

O mesmo poder de distinção social observado no uso do esmalte entre os egípcios também era perceptível entre os chineses.

No período da dinastia Ming, ele era feito com cera de abelha, claras de ovo, gelatina, goma arábica e pigmentos vegetais, para dar cor usavam pétalas de flores e orquídea,  para se destacar dos demais, e essa mistura tingiam as unhas.
Na China unhas compridas eram sinal de nobreza.

Por volta do ano 600 a.C., durante um período conhecido como “dinastia Chou”, já havia cores específicas que indicavam a realeza: primeiro, dourado e prateado; depois, vermelho e preto.Já a classe baixa usava cores mais claras. 
No caso, se alguém que não fosse a realeza usasse as “cores reais”, elas seriam executadas!


No século IX, as unhas eram tingidas com óleos perfumados na cor vermelha, sendo polidas com um pedaço de camurça, ganhando brilho. Já da pra notar que até aqui o vermelho predominava .

 Vamos avançar um pouco com a história do esmalte...



anúncio-1909 
Ao chegar no século XIX e começo do século XX, porém, as mulheres preferiam o brilho à cor. Para conseguir unhas bem polidas, era usada uma pasta chamada Hyglo. Esse produto, ou outros pós e cremes, eram massageados nas unhas antes de esfrega-las com um tecido. Que depois ganhavam uma espécie de esmalte incolor.

Pasta- Hyglo
Neste período, as mulheres  pintavam suas unhas com verniz transparente aplicado com pincel de pelo de camelo.

No começo do século XX (20), os esmaltes começaram a ter espaço tendo mais cores, e soluções diferentes, que não permaneciam fixadas mais do que algumas horas. 

Em 1920 a 1925, durante estudos que desenvolviam tinturas ''vernizes'' para carros, foram descobertas as primeiras soluções que se assemelham com os esmaltes de hoje.

Propaganda-Cutex 1930


Mesmo com todo esse avanço nessa época  as mulheres que pintavam suas unhas não eram vistas com bons olhos pela sociedade. No inicio dos anos 30, as mulheres pintavam apenas o centro das unhas e com um lápis  branco  passava na meia lua  e deixavam  a ponta nua.
Foi nessa década  de 1930,que  pintar as unhas dos pés e mãos acabou se tornando sucesso entre as estrelas de Hollywood como Rita Hayworth e Jan Harlow, o que acabou popularizando o uso dos esmaltes entre as mulheres.

Em 1932 Michelle Menard  ( francesa) , com Revson e Charles Lechman,  desenvolveram os esmaltes como conhecemos hoje,  de forma avançada.


Michelle Menard 
Nesse ano a Revlon se tornou a primeira marca sólida e popular de esmalte , pelos irmãos Charles e Joseph Revson em parceria com o químico Charles Lachman com apenas um produto em seu portfólio, um esmalte que, ao invés de tintura, também possuía pigmentos em sua composição. 

No início Revlon 1930 

No começo os esmaltes eram vendidos só para salões de beleza. Sua  alta qualidade no acabamento final e a variedade de tons oferecidos, acabou conquistando o coração das manicures e clientes.

1936 Conjuntos de manicure  e removedor de Revlon.
Apos já em 1937, começou  a ser comercializado também em lojas de departamento e farmácias.
Propaganda - Revlon 1944
Avon - Campanha 1958
Nas décadas seguintes, vemos que a tecnologia empregada foi se tornando cada vez mais complexa, ate chegar , e  temos todo tipo de esmaltes para as unhas , sendo que sua composição é controlada rigorosamente por agências nacionais para garantir altos padrões de qualidade.

Hoje em dia o  esmalte pode até mesmo ser considerado um artigo de luxo, como é o caso do Azature Black Diamondo mimo custa cerca de US$ 250 mil, ou aproximadamente R$ 500 mil. contendo em sua composição partículas de diamante negro.
Azature Black Diamond

Com isso fazer as unhas não e só questão de gosto mais se tornou adorno de beleza entre as mulheres.
Hoje temos esmaltes de todas as cores , marcas, preços, os vidrinhos cada vez mais inovador e diferente e pinceis que cada dia mais facilitam a nossa vida na hora de esmaltar . Mas antes de chegarmos até aqui, existiu toda uma história do esmalte.
Então da próxima vez que for esmaltar a unha,  pode se orgulhar não apenas da aparência linda das suas mãos, mas de fazer parte de uma revolução social da humanidade que tem mais de cinco mil anos de história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário